A tarefa da preservação histórica leva em consideração o respeito que se tem pelo objeto, pela cultura incutida nele. A tecnologia está em um ponto, hoje, em que podemos capturar a superfície de um objeto com precisão de milímetros e é isso que possibilita comunicar perpassando culturas e o tempo. Somente preservando os objetos da forma como eram e documentando-os fisicamente para as futuras gerações podemos ter esperança.
A tarefa da preservação e proteção de artefatos históricos é um grande desafio. A missão de um estúdio de Digitalização 3D é capturar e armazenar esses dados de forma digital, para que no caso de alguma tragédia ou acidente esses dados possam ser recuperados de maneira fiel.
Há diversas formas de passar esses dados digitalizados para o mundo físico novamente: com fresagem CNC, com modelagem e impressão 3D, mas é preciso estar além disso para chegar a um resultado similar ao original.
Há 2000 anos atrás a preocupação não era conservar, era conquistar. Preservar, disseminar, comunicar a real importância desses objetos no momento e na cultura em que se encontravam, abre um leque de mil e uma possibilidades.