Um desenvolvedor e fabricante russo de scanners 3D, compartilhou um exemplo interessante do uso de tecnologias 3D na criação do Memorial Rzhev ao Soldado Soviético. Contaremos por que os autores da composição precisaram de um scanner 3D, uma impressora 3D e um túnel de vento.

O Memorial Rzhev ao Soldado Soviético é um complexo grandioso, criado por iniciativa de veteranos da Grande Guerra Patriótica e inaugurado em 30 de junho de 2020. A figura central da composição é uma escultura em bronze de 80 toneladas e 25 metros de altura. As imagens veiculadas na mídia captaram o trabalho árduo e laborioso dos escultores e engenheiros que participaram da construção do monumento. O marco também foi introduzido pelas tecnologias 3D, que simplificaram as etapas preparatórias, permitindo evitar uma série de erros graves.

As obras do monumento começaram em 2017 com uma fase de croqui. Após uma seleção de seis meses, a comissão aprovou o projeto do escultor Andrey Korobtsov e do arquiteto Konstantin Fomin. Nos três anos seguintes, a escultura passou por mudanças – as mudanças foram feitas por historiadores e engenheiros.

A principal tarefa era fazer uma estrutura confiável: o solo no local do monumento é pantanoso, ventos fortes sopram frequentemente e os especialistas temiam que a moldura do monumento não pudesse resistir. Para isso, um protótipo de escultura de cerca de dois metros de altura foi digitalizado usando um scanner Drake 3D da Thor3D em configuração Maxi. Todo o processo de digitalização 3D levou cerca de vinte minutos. A parte mais difícil era o fundo esculpido com estrutura metálica que dificultava a retirada do interior da peça.

A digitalização 3D da escultura seguiu o mesmo princípio que as pessoas são digitalizadas: em uma espiral de cima para baixo, do topo da cabeça ao chão. Devido ao tamanho da escultura, a sessão de digitalização foi dividida em duas partes: digitalizar a cabeça e o tronco e, em seguida, digitalizar a estrutura de suporte diretamente. As duas partes da digitalização foram combinadas para dar o modelo acabado. Em seguida, a digitalização 3D foi finalizada em ZBrush e impressa em escala reduzida em uma impressora 3D para soprar no túnel de vento do Zhukovsky Central Aerohydrodynamic Institute (TsAGI). Os temores não foram em vão: de acordo com os resultados dos testes, a escultura estava a ser finalizada e a estrutura de suporte teve que ser reforçada.

Quando o protótipo da escultura foi finalmente aprovado, Andrey e Konstantin começaram a criar uma escultura em tamanho real. A figura de 25 metros foi “cortada” em três partes e cada uma foi moldada separadamente. Quando todas as três partes ficaram prontas, foram divididas em seiscentos fragmentos para fundição em bronze. A fundição foi realizada na oficina do escultor Alexander Rukavishnikov.

A montagem da escultura decorreu no local do futuro monumento e decorreu em duas etapas: a montagem da fileira superior e da parte inferior com gruas trepadeiras. A instalação começou na cabeça. As obras de criação da figura central do memorial foram concluídas em 31 de março de 2020. 

Fonte:3Dtoday.ru

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